Central será exibido no Seminário sobre Justiça Criminal e Segurança Pública do Direito da PUCRS

18 de setembro de 2017

A exibição no dia 26 de setembro será mais uma oportunidade de assistir ao Central e debater a situação atual do sistema prisional brasileiro

O documentário “Central – O poder das facções no maior presídio do país”, de Tatiana Sager, será exibido no evento “Facções, políticas de encarceramento e Direitos Humanos: debates contemporâneos sobre justiça criminal e segurança pública”, promovido pelo curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento ocorre no dia 26 de setembro e os interessados podem se inscrever gratuitamente na Secretaria da Escola de Direito. A exibição está prevista para começar às 17h.

Após o término da sessão, a diretora Tatiana Sager e o codiretor e roteirista Renato Dorneles participarão do debate “Facções criminais e co-gestão das dinâmicas carcerárias“ ao lado de Marcelli Cipriani (Mestranda do PPGCS/PUCRS).

Central é um documentário filmado no Presídio Central de Porto Alegre, considerado a pior unidade carcerária do país, em 2008, pelo Congresso Nacional. O filme é focado na denúncia dos problemas de segurança pública no Brasil – que vão muito além da superlotação. Facções criminosas ditam as regras dentro e fora da cadeia, o que se reflete nos índices de criminalidade das cidades do país, além de trazer à tona a singularidade da maior unidade prisional do Rio Grande do Sul: a convivência dos detentos em galerias sem grades.

O filme explora várias faces de uma mesma história, procurando demonstrar com autenticidade um mundo que corre à margem, mas que é, ao mesmo tempo, integrado à nossa estrutura social. É inspirado em “Falange Gaúcha – a história do Crime Organizado no RS” de Renato Dorneles, e pretende ser, ao mesmo tempo, um instrumento de impacto social de denúncia das condições degradantes que levaram o Presídio Central a ser considerado a “Masmorra do Século 21” pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional.

 

Seminário sobre Justiça Criminal e Segurança Pública do Direito da PUCRS

26 de setembro (terça-feira)

17h -19h

Transmissão do filme “Central: o poder das facções no maior presídio do Brasil”

19h30min – 21h30min

“Facções criminais e co-gestão das dinâmicas carcerárias” Renato Dornelles (Jornalista, autor da obra “Falange Gaúcha” e co-diretor do filme “Central”) Tatiana Seger (Jornalista e diretora do filme “Central”) Marcelli Cipriani (Mestranda no PPGCS/PUCRS) Mediação:  Clarice Beatriz da Costa Söhngen (Decana Associada da Escola de Direito da PUCRS)

Informações e inscrições:

Inscrições gratuitas na Secretaria da Escola de Direito da PUCRS  (prédio 11/8º andar – F: 3320-3634). Público:Acadêmicos de graduação, de pós-graduação e diplomados da PUCRS.

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb