Central será exibido no Seminário sobre Justiça Criminal e Segurança Pública do Direito da PUCRS

18 de setembro de 2017

Screen Shot 2017-03-02 at 2.55.41 PM

A exibição no dia 26 de setembro será mais uma oportunidade de assistir ao Central e debater a situação atual do sistema prisional brasileiro

O documentário “Central – O poder das facções no maior presídio do país”, de Tatiana Sager, será exibido no evento “Facções, políticas de encarceramento e Direitos Humanos: debates contemporâneos sobre justiça criminal e segurança pública”, promovido pelo curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento ocorre no dia 26 de setembro e os interessados podem se inscrever gratuitamente na Secretaria da Escola de Direito. A exibição está prevista para começar às 17h.

Após o término da sessão, a diretora Tatiana Sager e o codiretor e roteitista Renato Dorneles participarão do debate “Facções criminais e co-gestão das dinâmicas carcerárias“ ao lado de Marcelli Cipriani (Mestranda do PPGCS/PUCRS).

Central é um documentário filmado no Presídio Central de Porto Alegre, considerado a pior unidade carcerária do país, em 2008, pelo Congresso Nacional. O filme é focado na denúncia dos problemas de segurança pública no Brasil – que vão muito além da superlotação. Facções criminosas ditam as regras dentro e fora da cadeia, o que se reflete nos índices de criminalidade das cidades do país, além de trazer à tona a singularidade da maior unidade prisional do Rio Grande do Sul: a convivência dos detentos em galerias sem grades.

O filme explora várias faces de uma mesma história, procurando demonstrar com autenticidade um mundo que corre à margem, mas que é, ao mesmo tempo, integrado à nossa estrutura social. É inspirado em “Falange Gaúcha – a história do Crime Organizado no RS” de Renato Dorneles, e pretende ser, ao mesmo tempo, um instrumento de impacto social de denúncia das condições degradantes que levaram o Presídio Central a ser considerado a “Masmorra do Século 21” pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional.

 

Seminário sobre Justiça Criminal e Segurança Pública do Direito da PUCRS

26 de setembro (terça-feira)

17h -19h

Transmissão do filme “Central: o poder das facções no maior presídio do Brasil”

19h30min – 21h30min

“Facções criminais e co-gestão das dinâmicas carcerárias” Renato Dornelles (Jornalista, autor da obra “Falange Gaúcha” e co-diretor do filme “Central”) Tatiana Seger (Jornalista e diretora do filme “Central”) Marcelli Cipriani (Mestranda no PPGCS/PUCRS) Mediação:  Clarice Beatriz da Costa Söhngen (Decana Associada da Escola de Direito da PUCRS)

Informações e inscrições:

Inscrições gratuitas na Secretaria da Escola de Direito da PUCRS  (prédio 11/8º andar – F: 3320-3634). Público:Acadêmicos de graduação, de pós-graduação e diplomados da PUCRS.

Comboio de Sal e Açúcar é indicado para representar Moçambique no Oscar 2018

3 de outubro de 2017

Coproduções

A coprodução da Panda Filmes, “Comboio de Sal e Açúcar”, do cineasta Licínio de Azevedo, foi selecionado para representar Moçambique, […]

Em 97 era assim é premiado no 8º Jagran Film Festival na índia

26 de setembro de 2017

No último sábado (23) a produção da Panda Filmes, Em 97 era assim, dirigido por Zeca Brito, ganhou o Prêmio […]

Comboio de Sal e Açúcar é duplamente premiado no 20º Festival de Cinema Africano de Khoribga

19 de setembro de 2017

DESTAQUE

O filme é uma coprodução da Panda Filmes e tem previsão de estreia no Brasil para 2018 O longa-metragem Comboio […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb