O que é o Festival Internacional de Cinema do RS?

20 de março de 2014

Resgatando a proposta da antiga Mostra Internacional de Cinema de Porto Alegre, realizada até meados de 1990, a Panda Filmes criou o Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, desta vez ampliando sua área de exibição para além da capital do estado do Rio Grande do Sul (RS). Quase dez anos depois da sua primeira realização, o evento passou a ser denominado Festival Internacional de Cinema do RS, apresentando-se com um novo conceito e proposta de mostra cinematográfica. Sua primeira edição em 2005 nasceu com o objetivo de levar ao público filmes inéditos nos cinemas, realizados por diretores consagrados e por novas promessas do cinema brasileiro e mundial.

O festival é organizado em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, além da capital Porto Alegre, que é sua sede, promovendo sessões de filmes, debates e workshops. Prática que vem desenvolvendo a interação com uma ampla plateia que envolve cinéfilos, estudantes de cinema e audiovisual e a crítica cinematográfica. Atividades gratuitas, através de parcerias com escolas públicas e sessões ao ar livre, também são realizadas durante o evento, estimulando a reflexão sobre a produção contemporânea e o processo de democratização do acesso aos bens culturais.

Uma seleção de filmes, organizada por nossa equipe de programação, é apresentada aos cinéfilos, através de mostras que se diversificam a cada ano. Na última edição, mais de 60 filmes fizeram parte do evento, que, no total, já reuniu mais de 500 títulos. A produção alemã Pina, de Wim Wenders, Xingu, de Cao Hamburger, e Febre do rato, de Claudio Assis, foram alguns dos destaques que fizeram parte da programação da mostra. Além de filmes atuais, grande parte recém-saídos de cerimônias de premiação dos mais importantes festivais internacionais, e totalmente inéditos no Brasil, também foram organizadas mostras temáticas que reapresentaram obras clássicas e consagradas, a exemplo daquela que homenageou o cineasta francês François Truffaut, que completaria 80 anos de vida em 2012.

O festival encontra-se em sua 9ª edição e tem contribuído para recolocar o Rio Grande do Sul no circuito dos festivais e mostras internacionais que são realizados anualmente no Brasil, cujas referências são a Mostra Internacional de São Paulo, o Festival do Rio e o FIC de Brasília.

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb