Jorge Martins – Uma história de luta e transformação

19 de dezembro de 2014

Jorge conheceu ainda muito cedo a miséria e o abandono, logo após a morte de sua avó e responsável, ele foi obrigado a viver nas ruas de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Sofrendo e desamparado, o escritor se agarrou às chances que a vida lhe apresentou e reescreveu o que seria a sua trajetória. Através da memória, revisitou seu passado e publicou três livros autobiográficos, sendo que o último, “O menino e o seu segredo” foi lançado em 2013, em várias feiras do livro do interior do RS e na 59° Feira do livro de Porto Alegre. O terceiro livro de Jorge, conta a inusitada amizade entre um menino que vive nas ruas e um simpático ratinho, explorando o imaginário infantil, ele relembra trechos da difícil realidade que enfrentou ainda quando menino. Realidade que o autor procura evocar em suas palestras, dando ao jovem público presente, a certeza de que tudo é possível, que as dificuldades podem ser superadas e de que nunca é tarde para recomeçar.

Palestras, um gesto de solidariedade

Além do empenho em transmitir suas experiências aos jovens e crianças através da literatura, ele resolveu percorrer as escolas públicas e municipais do Rio Grande do Sul contando sua história e incitando a reflexão através de palestras. Num bate papo descontraído, ele conta as experiências como menino de rua, ressaltando a exploração sexual, drogas, trabalho, a importância da família, das amizades, a busca pela educação e como procedeu para sair das ruas e tornar-se um cidadão bem sucedido.

E suas palavras direcionadas ao público infantil e infanto-juvenil, mexem também com o emocional do universo de gente grande, arrancando lágrimas e renovando a esperança de todos que o assistem.

Recebemos seus livros e eu os li numa noite. Não foi possível dormir sem encerrar a leitura. Já sabia um pouco de sua história pela imprensa, o que já me impressionou, mas ler o livro Meu nome é Jorge é uma experiência da qual não se sai igual como ser humano. Não posso dizer que me senti no teu lugar, porque ninguém pode sentir o que não viveu e graças a Deus, fome eu nunca passei. Mas posso dizer que principalmente fiquei cheia de esperança e com um olhar um pouco mais sensível. É possível as pessoas se salvarem , temos que acreditar nisso”, desabafou a professora do município de Nova Bassano, Marli Fiorentin. Suas oratórias são recheadas de momentos difíceis e da crença na transformação.

Patronatos – um reconhecimento ao empenho e talento

Em consideração à suas obras e o trabalho social desenvolvido pelo ex-menino de rua, só em 2014, 10 municípios gaúchos homenagearam Jorge com o título de patrono de suas feiras. Foram cidades de vários cantos do estado, que num gesto de consideração ao seu talento e trabalho social, deram destaque máximo ao escritor.

Quando questionado, o autor resume o sentimento de gratidão a todo esse reconhecimento com a seguinte frase: “A vida não tem sentido a não ser a serviço dos outros”. E para ele, a arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal. Foi dessa forma que o menino que nasceu em Novo Hamburgo, conseguiu sobreviver e mudar sua realidade ainda quando criança.

Jorge é autor do livro autobiográfico “Meu nome é Jorge” – obra que vai virar documentário, com previsão de lançamento para 2015. A realização é da Panda Filmes e a direção de Claudinho Pereira.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Coprodução da Panda Filmes, Comboio de Sal e Açúcar, estreia 7 de junho nos cinemas

3 de junho de 2018

Estreias

Moçambique, em plena guerra civil, um comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb