Renato Dorneles e Zeca Brito discutem o sistema prisional gaúcho

9 de maio de 2014

O documentário “O Poder entre as grades” foi finalizado recentemente pela produtora Panda Filmes e exibido em TV aberta, através da emissora pública TVE para todo o Rio Grande do Sul. O jornalista Renato Dorneles e o diretor de cinema Zeca Brito estiveram presentes no programa ConexãoRS, do canal Ulbra TV Cultura, para discutir sobre o sistema prisional gaúcho, a partir das experiências de seus trabalhos.

O documentário, dirigido por Tatiana Sager e Zeca Brito, foi realizado a partir da história do livro-reportagem Falange Gaúcha, escrito por Renato Dorneles e publicado em 2007, fruto de pesquisas, de observações e de coberturas jornalísticas de Dorneles como repórter policial.

Alimentado por um modelo penitenciário falido, pela omissão ou incompetência das autoridades e pela ousadia dos que nada têm a perder, o crime organizado vicejou no Rio Grande do Sul nas últimas décadas, levando pânico à população e transformando os estabelecimentos prisionais em sucursais do inferno e base de operações da Falange Gaúcha – uma das organizações criminosas que marcou o crime organizado no RS.

A guerra pelo controle das ações criminosas, em especial do tráfico de drogas e dos assaltos a bancos e carros-fortes traduziu-se em derramamento de sangue dentro e fora dos presídios, motins, sequestros, perseguições cinematográficas, traições e vinganças. E, apesar de sucessivas promessas, o Presídio Central, palco principal desses acontecimentos, continua de pé, com sua absoluta falta de condições.

Essa realidade apresentada no livro de Renato Dorneles foi traduzida em uma série de depoimentos que compõem o documentário “O poder entre as grades”, mostrando o cotidiano dos presos que administram as galerias do Presídio Central de Porto Alegre, através de diferentes facções organizadas.

Hoje, a capacidade de presos suportados pelo PCPA é de 2069, mas a realidade abriga 4523. Desse total, 42% estão em cumprimento de pena, ou seja, deveriam estar na penitenciária, pois PCPA serve somente para as prisões temporárias e/ou prisões em flagrantes. Sendo assim, após o transito em julgado, o condenado deveria ir para uma penitenciária.

“Para habitar no inferno e sair inteiro dele, tu tens que virar demônio também”. Palavras de  Jorge Luiz Gomes, um dos apenados do Presídio Central de Porto Alegre que participa do documentário.

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb