"Retirantes" ganha prêmio de Melhor Animação no Festival “Curta-se”, em Sergipe.

17 de setembro de 2014

O curta-metragem “Retirantes”, dirigido por Maíra Coelho e coproduzido pela Panda Filmes, ganhou o prêmio de Melhor Animação – Curta Iberoamericano no Festival “Curta-se”, Festival IberoAmericano de Cinema de Sergipe. Além disso, no mesmo evento, Sérgio Olivé ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora.

No mesmo dia, a obra também recebeu uma menção especial dos jurados do  21 Festival Latinoamericano de  Video y Artes  Visuales – Rosario 2014 , santa Fé- Argentina. A menção apontava “por el logro expresivo a partir de una técnica tan distanciada, artificial”.

O filme é livremente inspirado na pintura de Cândido Portinari (Retirantes – 1944). O filme conta a história de uma mulher que vaga por terras áridas e despovoadas sem ter como alimentar seu filho. Na estrada estão os seus iguais, uma procissão que reza por auxílio, crianças, calangos e uma bandinha de forró que caminha em retirada. Com um toque de fantasia, a narrativa revela componentes mágicos lançados sobre as dificuldades e mistérios de um povo esquecido. O projeto originou-se da prática da diretora Maíra Coelho como artista que trabalha com o teatro de bonecos desde 1992 e do seu encontro profissional com Jackson Zambelli, além das ideias e experiências adquiridas através do cinema e da animação (stop-motion). O resultado final da produção do curta-metragem foi a criação de uma narrativa e de uma estética particulares e originais, obtidas pelo cruzamento dessas linguagens.

A obra foi apresentada ao público em Abril desse ano. Além da Panda Filmes, a Bumbá Produtora de Conteúdo assina também a coprodução. Ao mesmo tempo em que mescla teatro de bonecos, artes plásticas e cinema, é ambientada com elementos peculiares à realidade do agreste e seus fenômenos universais. Também faz uso das técnicas de live-motion e stop-motion com bonecos, tendo sido captada em vídeo digital de alta definição.

Retirantes conta com roteiro de Jackson Zambelli, codireção e montagem de Juliano Ambrosini, stop-motion de James Zortéa e trilha de Sérgio Olivé, além de bonequeiros conhecidos da cena teatral nacional e internacional. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, em 2010.

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb