Mais uma semana de exibição de ‘A Terra Vermelha’ na capital gaúcha

16 de novembro de 2017

A coprodução entre Brasil, Bélgica e Argentina, A Terra Vermelha (La Tierra Roja), de Diego Martinez Vignatti, segue em cartaz por mais uma semana em Porto Alegre. Dessa vez, o drama, que tem como centro da narrativa o uso indiscriminado de agrotóxicos no modelo global de produção agrícola, será exibido não só na Cinemateca Capitólio, como também na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana. A programação é de 16 a 22 de novembro.

O título aborda os impactos do uso de agrotóxicos na província de Misiones, na Argentina, e tem a participação de dois atores gaúchos, Marcelo Crawshaw e Luis Franke. A cidade de El Soberbio, localizada na província de Misiones, às margens do Rio Uruguai, na Argentina, é onde se passa o longa-metragem de ficção. No entanto, para além da ficcionalidade da narrativa do filme, o título apresenta os problemas ambientais reais da cidade, como os casos de contaminação causados pelas formas intensivas de cultivo e pela utilização de agrotóxicos.

“O filme para mim, trata de um assunto global do nosso mundo capitalista, retratado por empresas multinacionais que exploram regiões como a região de El Sobérbio nas ‘Misiones’. No caso, a exploração retratada no filme é feita por madeireiras que devastam as florestas, entopem a terra de agrotóxicos extremamente tóxicos para plantar ‘piños’, envenenando a população local, os rios, a fauna,a flora e todo ecossistema local para obter apenas um único objetivo: lucro e mais lucro. Os índices de câncer de todos os tipos aumentam, crianças nascem com deformidades, problemas respiratórios…e isso é só um pouco do que acontece com os trabalhadores locais, suas famílias e consequentemente seu povo. O personagem principal (Pierre) é um estrangeiro funcionário de uma dessas empresas e se apaixona por uma professora local e ativista (Ana). É a partir do amor entre os dois que Pierre começa a rever seus conceitos sobre o mal que estão causando com o uso indiscriminado de agrotóxicos nos seus negócios. E sim, o filme tem uma forte crítica ambiental e social”, aponta o ator gaúcho Marcelo Crawshaw (interpreta José).

Programação de 16 a 22 de novembro (sem sessões às segundas-feiras)

Cinemateca Paulo Amorim

Sala Norberto Lubisco às 19h

Cinemateca Capitólio

16 de novembro (quinta)
17h – Terra Vermelha

17 de novembro (sexta)
17h – Terra Vermelha

18 de novembro (sábado)
15h – Terra Vermelha

19 de novembro (domingo)
17h – Terra Vermelha

21 de novembro (terça)
17h – Terra Vermelha

22 de novembro (quarta)
17h – Terra Vermelha

Para saber mais sobre o filme, acesse:

Casa Vazia, dirigido por Giovani Borba, é selecionado para Goes do Cannes Marché du Film

17 de junho de 2021

Depois de participar, em março, do mercado de filmes do Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic 2020), o novo filme Casa Vazia, de Giovani Borba, produzido pela Panda Filmes, participa no próximo mês da nona edição Sanfic Industria Goes to Cannes.  Ao lado de outras 25 produções audiovisuais, entre europeias e asiáticas, Casa Vazia será exibido em julho neste evento de mercado de filmes em pós-produção (Marché du Film), que faz parte do tradicional Festival de Cannes.

Panda Filmes lança quatro produções em 2018 e avança no mercado cinematográfico

14 de outubro de 2018

Novidades

Fundada em 2002 em Porto Alegre, a Panda Filmes, que já teve mais de 20 títulos lançados, comemora os resultados […]

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz no interior do RS nesse sábado (9)

6 de junho de 2018

Novidades

Primeira produção brasileira totalmente falada em portunhol, A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento, entra em cartaz  no interior do RS nesse […]

Copyright 2015 - Panda Filmes - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb